
O Teatro Popular de Ilhéus receberá o cenógrafo, figurinista e aderecista Shicó Mamulengo no 13º episódio da série de lives O Fio da Cena: Tecendo Memórias do TPI – 30 anos, nesta segunda-feira (3), às 19h. Com transmissão ao vivo pelo canal do grupo no YouTube o artista conversará com Romualdo Lisboa sobre o tema “Arquitetura da Cena”.
O encontro abordará a trajetória do artista, a relação com o TPI e as inúmeras criações de figurinos, cenários e adereços que marcaram espetáculos da companhia. Autodidata, nascido em Açú (RN), Shicó iniciou sua trajetória profissional em 2007 e, desde então, colaborou com importantes grupos e diretores do teatro brasileiro.
Desde 2014 mantém uma parceria constante com o Teatro Popular de Ilhéus, onde atua como responsável pelo Centro Técnico e assina diversas criações visuais. Também é ator e bonequeiro, reconhecido pelo espetáculo O Brinquedo de João Redondo, apresentado em várias cidades do país.
O Fio da Cena – Com episódios semanais até dezembro, O Fio da Cena: Tecendo Memórias do TPI – 30 anos reúne artistas e colaboradores que marcaram a história do grupo, preservando e celebrando sua contribuição para o teatro afro-brasileiro e a memória cultural do país.
Teatro Popular de Ilhéus (TPI) – O TPI é uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo Programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.
Atualmente, o grupo está sediado temporariamente nas instalações da UESC, por meio de uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, o Departamento de Letras, o Núcleo de Artes e o Observatório Astronômico da universidade.
PNAB – Este projeto foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.






