
Estudantes do curso de Biomedicina vão representar a Faculdade Madre Thaís (FMT) no XXV Brasileiro de Parasitologia. O evento vai começar no próximo dia 3 e seguirá até 6 de setembro, no Hotel Atlântico Búzios, no Rio de Janeiro.
O Congresso Brasileiro de Parasitologia é o principal evento da especialidade no Brasil. Trata-se de uma reunião que ocorre regularmente há 50 anos, com frequência bienal.
Os estudantes Cheila Mendes Dos Santos, Janiele Almeida de Souza, Uilton Gonçalves Evangelista, Silmaria Nascimento Dos Santos, Débora Guerra Neves, Jacqueline Barreto Farias, Paulo Roberto Ornelas e Flamelia Carla Silva Oliveira vão apresentar a “Ação educacional e prevalência de enteroparasitoses em agricultores da família e agricultura orgânica do sul da Bahia”.
O segundo trabalho vai ser a “Intervenção educacional e pesquisa de enteroparasitoses em escola pública no município de Ilhéus-Bahia”. A pesquisa é dos discentes Jacqueline Barreto Farias, Débora Guerra Neves, Cheila Mendes Santos, Flamelia Carla Silva Oliveira, Paula Carvalho Magalhães, Manuela Alves Rodrigues e Sara Vales Leal Neta.
Já no terceiro trabalho da Madre Thaís, a estudante Debóra Guerra Neves aborda a “Associação de fatores socioeconômicos e ambientais com enteroparasitoses em crianças que vivem na área de manguezal em Ilhéus-Ba”.
O aluno Natan Gomes dos Santos vai apresentar a “Vigilância de sete vírus respiratórios em crianças com doença respiratória aguda na cidade de São Paulo de 2014 a 2017”.
O quinto trabalho é do estudante Cairo Monteiro de Oliveira: “Um surto de herpesvírus psitácido tipo1 (PsHV-1) associado à Doença de Pacheco em aves cativas no norte de São Paulo, Brasil”.
