Sei que o título acima soa como utopia. Não para os realistas, otimistas. Sem dá pelota para a galera de pessimistas, reafirmo que Ilhéus é uma fonte inesgotável de riquezas. Uma das alternativas econômicas viáveis é o turismo. Claro que essa opção não é plenamente visualizada, em conseqüência de não ter sido trabalhada profissionalmente pelas iniciativas pública (em todas as instâncias) e privada.
Respostas de 4
Excelente matéria, resumiu grande parte da realidade ilheense no que se diz respeito ao profissionalismo da nossa cidade.
Caro Marcos,
Ainda existe “Ilhéus Tur” ? ou Hoje, e a muito tempo, não seria SETUR ? Seria Secretaria DE Turismo DO Turismo ?
Bom, em parte concordo que muito se há para fazer…que Ilhéus é rica e mal explorada… Agora, O Secretário do Turismo atual é idicação, também, do Trade de Ilhéus… então ? o que devemos fazer ? porque a equipe da SETUR é ruim ? baseado em que vc afirma isso ?
Eu sei que: o secretário atual é e vive do turismo a muitos anos, sei que la exite uma pessoa que é formada em turismo, sei que o diretor de eventos é pessoa do ramo, e que foi pioneiro ao lançar atrativos para o carnaval de Ilhéus, quando ainda atencipado…Então ? será que as pessoas que la estão sçao relamente incompetentes ou sem condições de trabalho ?
Fica minha pergunta e, devo dizer que: atualmente a SETUR, e não ILHÉUS TUR, tem uma boa equipe..falta, talvés, condições de trabalho disponibilizada pelo Gestor de nossa cidade.
Corrigindo, hoje não existe mais a Ilheustur. Atualmente, é secretaria de Turismo (SETUR). Nessa pasta existe gente competente, sim, versada no assunto. O que falta é verba suficiente para viabilizar projetos. Mas, o que se nota é que nunca houve interesse dos poderes públicos de tornar o turismo alternativa de geração de emprego e renda, embora se visualize perspectivas altamente positivas.
Peço desculpas às pessoas competentes da secretaria de Turismo atual, e lamento por não terem como colocar em prática suas habilidades. Todavia, não nego que existe, como sempre houve em órgãos ligados a esse e outros setores da administração pública municipal, pessoal que não entende bulhufas. Normalmente, ocupam as funções como cabos eleitorais de políticos com mandato. Uma lástima!
Fortíssimo abraço e bem mais SUCESSO!
Marcos Pennha
São ideias realmente produtivas. Ilhéus já tem um renome de opção turística, resta-lhe fazer jus a esse renome. O grande desafio não é atrair o turista, sempre ávido de locais acolhedores, mas fazê-lo retornar. E o retorno implica
uma propaganda boca-à-boca incomparável, de rendimento muito maior do que supõem os publicitários. Ao lado de hotéis e pousadas confortáveis e econômicaos, cozinha típica saborosa e higiênica, e belezas naturais acessíveis, as facilidades mencionadas são imprescindíveis.
E, nisso, uma infra-estrutura que dê condições a turistas e empresas envolvidas, não pode ser desenvolvida sem a participação inteligente da esfera governamental. E essa deve ser primordialmente municipal, pois só assim se pode pleitear os recursos estadual e federal.
Ainda bem que Ilhéus conta com uma voz lúcida e ativa como a do Marcos.
_Abraço.