BLOG DO GUSMÃO

EXPOSIÇÃO AFROFILISMINOGRAVURA CHEGA A ILHÉUS NESTA QUINTA

A exposição “Afrofilisminogravura” do artista plástico grapiúna Ayam U’Brais, estará no teatro municipal de Ilhéus, a partir de amanhã (quinta-feira/18), com abertura às 19:30 horas. As 20 novas obras poderão ser apreciadas gratuitamente até o dia 21 (domingo).

As filisminogravuras chegam a Ilhéus na semana em que é celebrada a consciência negra. A obra revela o olhar do artista sobre a trajetória de resistência da comunidade quilombola do Porto de Trás, de Itacaré, um dos maiores quilombos urbanos do estado.

A técnica de desenho de nome curioso, filisminogravura, foi inventada pelo próprio Ayam U’Brais e, para produzi-la, ele usa apenas caneta esferográfica, betume e papel cartão. Segundo o artista, a denominação deriva da junção de “Filismina”, nome da sua avó, que o estimulava a desenhar, e “gravura”, pela natureza da sua obra.

Todos que apreciam a beleza e originalidade das artes visuais estão convidados a apreciar a exposição. O projeto Afrofilisminogravura foi selecionado pelo calendário de apoio a projetos culturais 2010, promovido pela fundação cultural do estado da Bahia (FUNCEB) e financiado pela secretaria de cultura da Bahia. A realização é da núproart e da panorâmica produções.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930