BLOG DO GUSMÃO

O PAPEL DO PREFEITO

Por Marcos Pennha.

A nossa majestosa Ilhéus, princesinha do sul da Bahia, é sempre cantada em prosas e versos. Bonita por natureza, hoje, ela padece com problemas crônicos oriundos de gestões de outrora. A cidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2007, possui aproximadamente 220 mil habitantes. Claro que, durante os últimos três anos, esse número já se alterou para mais, apesar dos pesares.

Não nutro o mau hábito do lamento, pois aprendi que lamento atrai lamento. Lamúria atrai lamúria. Devemos praticar a gratidão. Contudo, enquanto cidadão, não devo virar as costas para a situação calamitosa pela qual a nossa cidade passa. Um município do porte de Ilhéus não pode conviver com problemas históricos tipo falta de saneamento básico, trânsito conturbado, moradias irregulares, sistema de saúde precário, desemprego em massa e tantos outros.

Não vejo o prefeito como único responsável pela solução de tudo. Todos nós temos uma parcela de culpa pelo que acontece. No entanto, não posso furtar-me de dizer que quem assume o maior posto da política municipal já é, ou pelo menos deveria ser, consciente das condições adversas. Não cola essa história de declarar que a prefeitura não tem dinheiro para realizar isso ou aquilo. O bom administrador reconhece-se nos momentos de crise. Tem que se tirar o ‘s’ para que fique ‘crie’.

Em maio de 2009, o prefeito Newton Lima (PSB), acompanhado de secretários, reuniu representantes da sociedade civil organizada e membros da imprensa no Palácio Paranaguá. O objetivo do encontro foi explanar a real situação da prefeitura. Os bodes expiatórios, conforme era de se esperar, atenderam pelos nomes “precatórios” e “queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”.

À época, quando foi franqueada a palavra aos presentes, comparei a equipe do governo municipal com uma orquestra sinfônica, onde o chefe do executivo era o maestro. Afirmei que a dita ‘orquestra’ tem bons músicos. Precisava apenas de que tocassem a mesma música. Não desconheci, por outro lado, que existiam alguns dos quais que não sabiam nem o que é partitura. Terminado o evento, houve até quem me dissesse que o referido ‘maestro’ não sabe o que é batuta, apesar da vasta cabeleira que lembra o consagrado Isaac Karabishevski.

O problema maior de Ilhéus, que não é exclusivo do atual governo, é o crescimento sem planejamento. Corro o risco de ferir suscetibilidades, todavia sempre que vejo o prefeito Newton lendo um discurso, concluo que é a prova inconteste de que a administração municipal continua sem planejamento. É impossível que um líder nunca consiga falar, espontaneamente, sem que se recorra ao papel escrito, talvez, por outrem. Se o sujeito domina o assunto, pode muito bem expressar sem o auxílio da ‘cola’. Sei que o prefeito é um cidadão de bem, bom pai, bom marido, religioso. Agora, se, por acaso, eu encontrá-lo por aí e ele resolver-me dizer umas ‘liberdades’, só me resta uma saída: torcer para que ele tenha esquecido o papel contendo as palavras GRANDES &$@!”*(¨$#@*)+¨#@*&¨)$@&*¨#!@”(* …

Contatos com o autor: [email protected]

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 2

  1. Caro
    Marcos Pennha,
    Saudações!

    Já fiz, aqui neste mesmo Blog a pergunta! Será que o prefeito não sabe falar de improviso, precisa de levar cola , para expressar o pensamento dos outros.Pois não é ele quem redige o discurso, algum sacana da PMI, fas isso por ele e de sacanagem escreve os nomes das personalidas errados e o prefeito lê o que esta escrito.Parece papagaio, só fala o que os outros ensinam.O prefeito não domina assunto nenhum, se alguém na reunião fizer algum questionamento ao prefeito sobre tal assunto, ele pede auxilio ao assessor que esta sempre próximo para qualquer eventualidade que surgir de improviso.E, se não tiver nenhum assessor perto pede auxilio aos universitários, ou pula o assunto.Sou analfabeto , mas perto de Newton Lima, sou doutor, com MBA e mais algumas especializações!kkkkkk
    Kalif Rabelo

  2. o culpado de tudo isso e o proprio povo.o povo eh quem e o maior analfabeto,votou no valderico,analfabeto,nao prestou,e voto no vice,que nem pediu para estar onde está;;;;temos que nos educar primeiro….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas