BLOG DO GUSMÃO

BRASILEIRO NÃO TEM O HÁBITO DE FREQUENTAR BIBLIOTECAS

As bibliotecas não são os lugares preferidos pelos brasileiros.

Cerca de 75% da população brasileira nunca foi a uma biblioteca, apontam dados que fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), o mais completo estudo sobre comportamento do leitor.

Segundo dados, somente 8% dos brasileiros têm o hábito de freqüentar esses espaços, enquanto 17% o fazem de vez em quando. A maioria (55%) dos frequentadores é do sexo masculino.

A pesquisa aponta também que o uso frequente das bibliotecas caiu de 11% para 7% entre 2007 e 2011, apesar de 71% dos participantes da pesquisa afirmarem saber da existência de uma biblioteca pública em sua cidade e ter fácil acesso a ela.

Segundo o Estadão, que teve acesso ao estudo, a maioria das pessoas que frequentam uma biblioteca está na vida escolar.

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, os dados colhidos mostram que o desafio, em geral, não é mais possibilitar o acesso ao equipamento, mas fazer com que as pessoas o utilizem.

A preocupação de Karine faz todo sentido quando se joga uma luz sobre os dados. Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa, 71% dos participantes responderam que o local é “para estudar”. Em segundo lugar aparece “um lugar para pesquisa”, seguido de “lugar para estudantes”. Só 16% disseram que a biblioteca existe “para emprestar livros de literatura” e 12% responderam que é “Um lugar para lazer”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Respostas de 3

  1. alguém me conte uma novidade, pelamordedeus!!! agora vc imagine só o desafio que é fundar e gerir uma editora.

  2. Só os tolos, por serem tolos. Os alienados por presos aos grilhões do obscurantismo da ignorância e afasia e os analfabetos por suas limitações, desperdiçam o divino privilégio da leitura; porque os cegos, ainda assim, leem em braile para iluminar a alma com as luzes literatura.
    Para minha distração, leio o que gosto sob a emoção do momento. Para buscar aprender e aperfeiçoar meus princípios filosóficos e achegar-me aos sábios conhecimentos proporcionados pela literatura como didática do saber; leio de romancistas, poetas, dramaturgos, pensadores, filósofos, psicólogos, teólogos, teatrólogos, da antiguidade, da idade média e da contemporaneidade. Não gosto de best-sellers!
    Tudo isso me custa ao bolso pouco mais de 25 Reais por mês com a aquisição de pocket-livros (livros de bolso) de baixíssimo custo. Também vou invariavelmente aos sebos. Ademais, acrescento grátis, downloads de clássicos em e-books.
    Quem lê, sonha, viaja, imagina, pensa e argumenta sentimentos e opiniões com a consistência e a lógica das razões.
    Só troco a leitura pelo doce contato de uma terna e meiga Ghaniyah, perfumada e macia! Quando a idade avançada se interpuser, e isso, já não me for acessível, por velhice, usufruir o degustar desse prazer, me restará o divino privilegio de ler ate o apagar definitivo das luzes em meus olhos.
    Ler é primordial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
abril 2012
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30