BLOG DO GUSMÃO

Menu

Siga-nos

MORRE EVERALDO MENDONÇA, SÍMBOLO DA PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO

Everaldo Mendonça. Imagem: Cid Mendonça Póvoas.

Os machadeiros de Olivença estão tristes.

Everaldo Mendonça, grande personagem da Puxada do Mastro de São Sebastião, faleceu na tarde desta segunda-feira, 22, às 17h.

Exímio tocador do sino que chamava os machadeiros à mata, Seu Everaldo era um grande entusiasta da festa popular mais tradicional de Ilhéus.

Nos últimos 6 anos, um acidente vascular cerebral (avc) o afastou daquilo que mais gostava de fazer, acordar a comunidade de Olivença no 2º domingo de janeiro, dia da Puxada do Mastro.

Daí em diante, os machadeiros, em sua homenagem, mudaram o trajeto da festa. Ao se dirigirem à mata, todos passavam na residência de Seu Everaldo, para que ele, sentado numa cadeira de rodas, pudesse tocar o instrumento que por décadas, o notabilizou como artista espontâneo, alegre e essencialmente popular.

Fiel às características mais antigas da Puxada do Mastro, Seu Everaldo criticava as novidades, mas nunca deixava de participar.

O “Caboclo dos Olhos Azuis” morreu com 82 anos. Deixou duas filhas: Maria do Socorro Mendonça (presidente do Instituto Nossa Ilhéus), Gina Mendonça e mais 5 netos.

O velório acontece no SAF da Avenida Itabuna. O sepultamento será nesta terça-feira, 23, às 15h, no Cemitério da Vitória.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Fique Informado

Assine a newsletter e receba as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
É rápido. É fácil. É de graça.

Siga-nos
Mais lidas
outubro 2012
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031