
Nessa segunda-feira (16), com o apoio da Polícia Federal, auditores-fiscais do trabalho realizaram uma interdição na empresa de Call Center Tel Telemática em Itabuna. A equipe do Ministério do Trabalho do Brasil foi ao local para apurar denúncias de descumprimento da legislação trabalhista. Graves irregularidades na forma de controle da jornada dos empregados foram o motivo da interdição total da unidade.
Os auditores-fiscais Maysa Duarte e Alessandro Pazzuello confirmaram o que estava no inquérito. Eles encontraram irregularidades quanto à concessão de repouso semanal remunerado, à utilização irregular de sistema de banco de horas, ao trabalho nos dias de domingo à realização de horas extras e à duração da jornada diária de trabalho, que no setor de call center é limitado a seis horas diárias, com possibilidade de eventuais acréscimos de até duas horas extras por dia.
Com a interdição, todas as atividades relacionadas a teleatendimento estão suspensas por tempo indeterminado na unidade da empresa em Itabuna. Os trabalhos só retornaram com a comprovação de que as normas trabalhistas válidas estão sendo cumpridas.
As recomendações dos auditores, no termo de interdição incluem a instalação de sistema de registro eletrônico de ponto, termo de compromisso da empresa de não usar mais outro sistema de registro de ponto ilegal e de conceder pausas e descansos nas jornadas de trabalho, conforme prevê a lei trabalhista brasileira.
Segundo informações do Ilhéus 24h, a juíza do Trabalho, Andréa Mariani, suspendeu a interdição da empresa na tarde do mesmo dia (16), horas após a operação.








