
A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019 foi iniciada nesta terça-feira, 22 e prossegue até o dia 29 de janeiro, em todo o Estado. Este primeiro dia foi direcionado para a transferência de estudantes da rede com frequência regular em 2018. As aulas para o ano letivo 2019 começarão no dia 11 de fevereiro e seguirão até 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.
O procedimento da matrícula é todo informatizado e pode ser feito de forma presencial, em qualquer unidade de ensino da rede estadual, ou pela internet, no Portal da Educação, para os estudantes em Salvador e mais 59 cidades do interior (veja lista abaixo). Para fazer a matrícula, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.
Cronograma de matrícula
– Quarta (23) e na quinta (24) – Concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios, conforme lista abaixo e disponível no Portal da Educação.
– Sexta-feira (25) – Novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual.
– Segunda (28) e a terça (29) – Alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.
Quinta-feira (31) – Confirmação de matrícula para os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro. Os pais ou responsáveis deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.
Matrícula pela internet
Concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – Salvador
Concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental
1- Abaré
- Acajutiba
- Aiquara
- Alagoinhas
- Baixa Grande
- Barreiras
- Barro Preto
- Barrocas
- Bom Jesus da Lapa
- Cairu
- Camaçari
- Camamu
- Carinhanha
- Chorrochó
- Coribe
- Dario Meira
- Dias d’Ávila
- Eunápolis
- Feira de Santana
- Firmino Alves
- Gloria
- Gongogi
- Guaratinga
- Ibiassucê
- Iguaí
- Ipirá
- Itaberaba
- Itororó
- Jequié
- Jitaúna
- João Dourado
- Lamarão
- Lauro de Freitas
- Luís Eduardo Magalhães
- Macaúbas
- Macururé
- Madre de Deus
- Maiquinique
- Mata de São João
- Matina
- Nilo Peçanha
- Nova Ibiá
- Paulo Afonso
- Pindobaçu
- Pirai do Norte
- Potiraguá
- Porto seguro
- Riachão
- Do Jacuípe
- Riacho de Santana
- Santa Cruz da Vitória
- Santaluz
- São Gabriel
- Serra do Ramalho
- Serrinha
- Simões Filho
- Tapiramutá
- Vitória da Conquista
- Xique-xique








