Ilhéus fica em sexto lugar entre os destinos turísticos mais procurados da Bahia

Ilhéus perde para Santa Cruz de Cabrália no ranking do turismo.

Informação obtida pelo Blog do Gusmão junto à Secretaria Estadual de Turismo sobre os destinos mais procurados da Bahia, durante o verão 2019, classifica Ilhéus em 6º lugar. Os dados aferiram o fluxo turístico de dezembro de 2018 até o fim do último carnaval.

Salvador, Porto Seguro, Praia do Forte, Itacaré e Santa Cruz de Cabrália foram os cinco destinos mais visitados.

Em contato com o BG, o consultor e especialista, Ariel Figueroa, analisou a informação com realidade e pessimismo.

Na visão dele, “Ilhéus parou por não ter uma gestão profissional. Continua sendo completamente amadora na gestão pública da área. Do jeito que está, a tendência é piorar ainda mais”.

Ariel Figueroa.

Segundo Ariel, o turismo é uma atividade sumamente dinâmica que requer velocidade de decisão. Algumas dezenas de destinos surgem a cada ano. Alguns crescem e se consolidam, outros desaparecem. Todos os destinos precisam de investimentos e Ilhéus parou de investir na promoção do turismo.

O consultor afirma que o legado da literatura de Jorge Amado, que escreveu obras importantes sobre Ilhéus e região, é responsável pela visitação ainda constatada.

“Ilhéus acredita nas belas praias e na literatura de Jorge Amado como atrativos suficientes. Não são mais. Londres não vive só de Shakespeare, nem Paris vive só de Baudelaire”.

Ariel Figueroa citou a ausência de Ilhéus nas feiras de turismo. O exemplo ruim não é seguido por Salvador, Porto Seguro e Praia do Forte, destinos à frente no ranking.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *