BLOG DO GUSMÃO

Apesar da ameaça do coronavírus, Igreja Católica de Ilhéus não suspende as missas

Catedral de São Sebastião.

O bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, emitiu nota em nome das igrejas católicas de Ilhéus com recomendações sobre a Covid-19. Mesmo com o risco de contágio do novo coronavírus, as missas em Ilhéus estão mantidas.

O comunicado saiu após reunião realizada entre a Diocese e a Secretaria Municipal de Saúde. No texto, a igreja afirma que já desaconselhava o abraço da paz, o apertar das mãos durante o “Pai Nosso” e a distribuição das hóstias nas bocas (agora será nas mãos) .

Entre as recomendações para evitar aglomeração, as paróquias devem aumentar o número de missas durante os finais de semana na matriz. Nas comunidades, as celebrações devem ser breves durante a semana.

Idosos, diabéticos, hipertensos e doentes crônicos, incluindo seus cuidadores, devem evitar as celebrações religiosas para não correrem riscos. As celebrações eucarísticas poderão ser acompanhadas pela televisão, rádio e redes sociais.

No comunicado, a Igreja Católica não segue as recomendações da OMS. Muitos segmentos da sociedade ilheense indicam que, como ainda não há casos registrados na cidade da COVID-19, as aglomerações não devem ser evitadas. Isso é um absurdo.

Em entrevista à Folha de São Paulo, a médica curitibana Mariângela Simão, diretora-assistente da OMS (Organização Mundial de Saúde), elogiou a China pelo trabalho de isolamento na crise e, após ver uma foto de uma praia lotada no Rio de Janeiro, afirmou que os brasileiros não estão levando a pandemia a sério.
Vale ressaltar que praias são ambientes abertos e, mesmo assim, oferecem riscos. Nos espaços fechados das igrejas inexistem ameaças à saúde? É claro que não. Os riscos são ainda maiores em relação ao coronavírus.

Veja a nota da Diocese de Ilhéus na íntegra.

Atualizado às 14h31min.

A Diocese de Ilhéus enviou uma nova nota de esclarecimento.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas