Rui Costa suspende funcionamento de academias e Marão libera

O governador responsável e o prefeito marombado (fotomontagem antiga do BG).

Por meio do Decreto 20.280 de 05 de março de 2021, o governador Rui Costa suspende, em todo o território do Estado da Bahia, o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, deste sábado (06) até o próximo (13). A decisão visa diminuir a proliferação da Covid-19 na Bahia.

Porém, em Ilhéus, as academias vão continuar funcionando. Esse tipo de estabelecimento faz parte da lista de “atividades essenciais” do município e por isso não é obrigado a fechar, mesmo com a publicação do decreto estadual.

A Lei municipal n. 4.105 reconhece “a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Ilhéus em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos”. O projeto de lei em questão foi apresentado no início de 2021 pelo vereador Jerbson Moraes (PSD), aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito Mário Alexandre.

Vale lembrar que de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Ilhéus, publicado na quinta-feira (04), a cidade tinha apenas um leito de UTI disponível exclusivo para o tratamento da doença.



7 responses to “Rui Costa suspende funcionamento de academias e Marão libera

  1. As academias de musculação em Ilhéus, estão autorizadas a funcionar, pois estão enquadradas como atividade essencial, perante o município.
    O projeto de lei municipal n° 4.105, de 19 de janeiro de 2021, de autoria do vereador Jerbson Moraes, aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito Mário Alexandre, garante esse status de essencial.
    A referida lei traz em seu texto: “a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Ilhéus em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos”. Além disso, saíram estudos recentes que comprovam a importância de praticar atividades físicas/exercícios físicos regularmente, uma vez que foi cientificamente comprovado que tais atividades reduz 34% o risco de internação pela COVID-19. Os gestores responsáveis pelas academias do município garantem que todas as medidas sanitárias e de biossegurança de controle e prevenção contra o Corona vírus, estão sendo rigorosamente seguidas.

  2. A importância das academia nesse momento , Exercícios como prevenção
    Tais efeitos levam ao melhor controle da resposta inflamatória, reduzem os hormônios do estresse, e resultam em menor incidência, intensidade de sintomas e mortalidade frente a ocorrência de infecções virais, especialmente as respiratórias.
    Parabéns Marão pelo reconhecimento da atividade física , e a jerbeson Morais criador da lei

  3. Parabéns ao prefeito Marão pela sábia e consciente decisão em sancionar a Lei 4101 idealizada pelo nosso presidente da câmara o vereador Jeberson de Moraes. Esta, reconhece a grande importância da atividade física para a saúde!! E as academias de Ilhéus promotoras da saúde e bem-estar, estão seriamente comprometidas no cumprimento dos protocolos de sanitização da OMS. Vale ressaltar ainda que a prática da atividade física está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

  4. Como Médico, o Prefeito Mário Alexandre sabe muito bem da importância da Prática de Exercícios físicos na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de inúmeras doenças, inclusive reduzindo o número de hospitalizados pelo covid19. Afinal o posicionamento da OMS é claro e unânime: ” A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que indivíduos assintomáticos saudáveis pratiquem exercícios físicos de moderada intensidade, no mínimo, 150 minutos por semana (adultos) ou 300 minutos por semana para crianças e adolescentes, distribuídos por 3-4 vezes na semana. Tais práticas devem incluir exercícios aeróbicos e de força, indoors ou outdoors seguindo as regras governamentais locais”. Parabens pela iniciativa do Presidente da Câmara Jerbson Moraes e ao prefeito Marão.

  5. Marão tá mais do que certo!!!! A saúde da Bahia tá do jeito que tá pq só entra sedentário na política, observe q só entra cardiopata, hipertenso, diabético. Se os caras não liga pra saúde dele imagina a saúde do povo. Imagine ai……

  6. Está achando que o povo pega Covid na Academia ? Engano seu , o procedimento de segurança é o mais rigoroso possível , até hoje não temos notícias de um só frequentador tenha se contaminado em nosso hambiente .

  7. Infelizmente sabemos que as questões relacionadas são outras. As academias se esperaram na adequação aos procedimentos e estão seguindo, todavia há diversos outros serviços os quais funcionam de maneira inadequada e o poder público sequer busca intervir. Será que a C de Abastecimento, a “Feira do Rolo”, os SPOTs em determinadas praias estão adequados?

    Parece-me que essa matéria não fora bem redigida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *