Diretório do PTB de Ilhéus é destituído; 600 filiados podem deixar o partido

Professor Reinaldo e Clovis Junior vão deixar o PTB.

O diretório municipal do PTB de Ilhéus foi destituído no dia 03 de fevereiro. O partido lançou as candidaturas de Professor Reinaldo e Clovis Junior (prefeito e vice) à Prefeitura de Ilhéus em 2020. A chapa ficou em quarto lugar com 6.060 votos, à frente do advogado Cosme Araújo (antes considerado figura política de expressão eleitoral).

Em 2020, o partido foi impedido de fazer aliança com o DEM do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. O impedimento gerou um processo de ruptura entre o presidente nacional Roberto Jefferson e o ex-deputado federal Benito Gama, até então a maior liderança do partido na Bahia.

As comissões provisórias já tinham sido destituídas e agora foi a vez dos diretórios.

Roberto Jefferson e Gean Prates. Foto: site do PTB/reprodução.

Quem assumiu a presidência do partido no estado é o advogado Gean Prates. Ele foi presidente municipal da sigla em Teixeira de Freitas e nos bastidores é chamado de braço direito de Roberto Jefferson.

As alterações geraram mudanças também em Ilhéus. O BG conversou com o Professor Reinaldo que confirmou uma provável desfiliação em massa. Seiscentas pessoas podem sair do partido. Ainda não se sabe para qual legenda essas pessoas irão.

O grupo de Luiz Antônio Uaquim e do ex-deputado federal Jorge Viana assumirá o partido em Ilhéus.

Vale lembrar que na política nacional, o PTB está cada vez mais aliado ao presidente Bolsonaro e já se ofereceu para abrigá-lo na campanha à reeleição em 2022.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *