Faculdade de Ilhéus mantém atendimento em psicologia para a Apae durante pandemia

Uma das ações de relevância social mantida pela Faculdade de Ilhéus durante a pandemia está na oferta de atendimento gratuito em Psicologia aos alunos, pais, funcionários e professores da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no município. A parceria é garantida desde 2015, através de assistência prestada por professores e alunos estagiários. E nesse período de pandemia da Covid-19, apesar dos obstáculos causados pelo distanciamento social, a relação do curso de Psicologia com a instituição foi ainda mais fortalecida a partir de esforços empreendidos por meio da tecnologia digital.

O curso adotou providências para dar continuidade às atividades direcionadas à clientela da Apae, com a realização de oficinas, vídeos psicoeducativos, cartilhas e atendimentos através do WhatsApp e da plataforma digital.

A professora Alba Mendonça Alves, coordenadora do Estágio de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, avalia que desde o início da pandemia até o atual semestre, “essa parceria se fortaleceu ainda mais, uma vez que foi possível realizar acolhimentos e encaminhamentos para atendimentos psicológicos on-line, muitos deles de ordem de urgência e emergência, a fim de minimizar o sofrimento das pessoas.”

Inovação – Alba Alves explica que, assim, foi possível ampliar o campo de estágio com a oferta da disciplina Estágio Básico II, o que possibilitou realizar atividades de psicoeducação sobre estresse, ansiedade, autoestima, relações familiares em tempo de pandemia, psicopatologia da saúde mental e outros.

O trabalho tem evoluído bastante. A equipe do curso de Psicologia está criando e estruturando uma biblioteca virtual com os mais diversos livros, vídeos e documentários para serem adicionados ao site da APAE de Ilhéus, a fim de proporcionar mais informações psicoeducativas a todos que pertencem à instituição. Outra novidade é a produção de um vídeo institucional que demonstrará a importância da APAE e como a sociedade pode contribuir para a continuidade das suas atividades.

Reconhecimento – Todo o esforço da Faculdade em prol da Apae tem sido reconhecido pela diretora da instituição, Vitória Penalva, em forma de agradecimento à “coordenação do colegiado de Psicologia, aos estagiários, funcionários da Clínica-Escola, aos diretores, queremos, de coração, agradecer à Faculdade de Ilhéus pelo grande trabalho e parceria que vem fazendo em nossa instituição. Desde que iniciei a gestão, tive a sorte de fazer essa parceria através do curso de Psicologia, e só tenho uma palavra a resumir tudo: gratidão”, declarou Penalva.

Ela acrescentou: “É um pessoal humano, dedicadíssimo, que se preocupa com o outro. São estagiários que têm ética profissional para entrar e para sair; eles entram respeitando todas as normas da instituição. Agradeço a todos em nome da professora Alba, que está com a gente nos últimos anos, sempre atenciosa, principalmente nessa época de pandemia, quando muitas famílias, alunos e os próprios funcionários são atendidos num contexto difícil, que mexe muito com o emocional.”

“E nesse momento pandêmico, a Faculdade de Ilhéus não deixou de garantir a parceria com a gente. Assim que entrei em contato, o retorno foi imediato, eles enviaram vídeos e realizaram lives falando sobre o trabalho que é desenvolvido na Apae. Deixo aqui nossa gratidão, em nome do presidente Vasco Luís, do vice, Genilton Galvão, de todo o corpo docente, equipe multidisciplinar, alunos e famílias apaeanas: muito obrigado Faculdade de Ilhéus, à coordenação, aos professores, a todos os estagiários do curso de Psicologia, Deus abençoe a vocês”, declarou a diretora Vitória Penalva.

Por sua vez, a professora Alba Alves ressalta o apoio e o acolhimento da APAE na representação da diretora Vitória, “que sempre favoreceu para que as atividades desenvolvidas fluíssem com êxito, se aproximando das necessidades do lugar e das demandas dos alunos, professores e cuidadores. A confiança que é depositada e a interação com os ideais do curso de Psicologia e as responsabilidades da APAE formam uma aliança de comprometimento, lealdade e principalmente de responsabilidade social.”

Na opinião de Alba Alves, o curso de Psicologia proporciona aos alunos uma formação de cidadão, “onde é possível perceber as limitações dos discentes, mas, principalmente, as potencialidades que os fazem seres dignos dos seus espaços sociais e valorização das suas habilidades e competências com autonomia. A cada estágio na APAE, percebemos construções e desconstruções enriquecedoras, que enaltecem a alma humana e nos convida a refletir sobre nossos fazeres, saberes e atitudes.”



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *