Ensino Superior: quais os passos mais importantes para desenvolver o TCC?


O início da vida adulta pode ser um período extremamente conturbado, disso todos sabemos de cor e salteado. Uma grande razão para este período ser extremamente difícil são as diversas responsabilidades que envolvem este período.

 

Um grande exemplo destas responsabilidades, sobretudo acadêmicas, pode ser visto nos momentos finais de graduação, onde é necessário desenvolver um TCC para que o graduando consiga se formar no curso em questão.

 

Além do TCC, há o estágio obrigatório, onde é preciso iniciar o pré-projeto de um artigo científico que irá se transformar em um TCC, dominar as normas da ABNT e escrever relatórios para comprovar o desenvolvimento do projeto.

 

As responsabilidades da vida adulta, juntamente com a carga disciplinar exigida pelas faculdades pode fazer com que este momento seja extremamente desafiador para os universitários, sobretudo para aqueles que trabalham além de estudar.

 

Com isso, o desenvolvimento de um trabalho de TCC é um momento difícil e que exige muito preparo dos universitários para que ele seja realizado de maneira adequada. Para isso, hoje vamos analisar juntos os pontos mais importantes na realização deste projeto.

 

A importância do domínio das normas da ABNT

A ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas, é o órgão brasileiro responsável por padronizar toda a pesquisa científica no país e por diversos outros códigos normativos que têm efeito no dia-a-dia da sociedade.

 

Um grande exemplo disso é a elaboração de um NBR, ou seja, um código de Normas Brasileiras, que diz respeito sobre a acessibilidade em prédios, shoppings e outros edifícios para PCD.

 

No entanto, o nosso enfoque é na produção científica, onde a ABNT determina a maneira como os textos científicos e apresentações científicas devem ser formatadas e desenvolvidas, através de especificações em pontos como:

Título
●Capa
●Fonte do Texto
●Tamanho de Imagens

 

Logo, é possível perceber que a ABNT dita a forma como as etapas de um trabalho acadêmico devem ser realizadas. Portanto, desde estruturar as ideias para o projeto até começar a escrever o projeto em si, as normas da ABNT são indispensáveis.

 

Com isso, para compreender como fazer o desenvolvimento de um trabalho de TCC é necessário que as normas da ABNT sejam estudadas e colocadas em prática através de relatórios e projetos acadêmicos antes do TCC.

 

Organizar o tempo e dividir suas tarefas

 

Diferentemente da maior parte dos projetos acadêmicos, o TCC é um projeto duradouro e realizado a longo prazo. Em muitos casos, há alunos que demoram anos para desenvolver um projeto de TCC até que ele seja apresentado.

 

Durante todo este tempo são consultadas referências bibliográficas na área, é desenvolvida uma metodologia adequada para o projeto em questão e o projeto é dividido em partes antes que se possa iniciar seu desenvolvimento.

 

Desta maneira, uma das dicas mais valiosas para realizar um projeto deste calibre é a organização prévia do tempo de forma que ele possa ser aproveitado da melhor forma possível.

 

Para isso, o mais recomendável é dividir uma grande meta em pequenas tarefas, através de atitudes como escrever um determinado número de páginas por dia, ler uma certa quantidade de artigos por semana e assim sucessivamente.

 

Neste tipo de projeto isto é importante pois dividir uma grande tarefa em tarefas menores é uma metodologia extremamente recomendada por muitos especialistas para a realização de projetos longos e complexos.

 

Seguindo estes dois passos para o desenvolvimento de um TCC, é bem possível que todo o projeto seja bem estruturado e, com o auxílio de um orientador, seja desenvolvido da melhor maneira possível.

 

Desenvolver uma apresentação simples e direta

Juntamente com a parte escrita do TCC há a necessidade de se desenvolver uma apresentação em Power Point para defender seu TCC perante uma banca avaliadora. Isto é, explicar um pouco mais sobre seu projeto para esta banca o corrigir.

 

Portanto, outro passo essencial para ter sucesso na hora de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolver uma apresentação simples e ilustrativa, que seja capaz de sustentar sua apresentação, com dados, imagens e gráficos sobre o projeto.

 

Com isso, é extremamente possível que a apresentação de TCC tenha uma ótima nota e o sucesso seja alcançado, tendo como consequência a obtenção do título de graduado em uma determinada área!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *