BLOG DO GUSMÃO

Prefeitura promove Curso de Educação Ambiental para professores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna


A Prefeitura de Itabuna dá um passo à frente na área de preservação do meio ambiente, ao promover o Curso de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino. A aula inaugural na quinta-feira passada, dia 19, contou com a participação de professores das cinco escolas selecionadas, mas a proposta é estender a outras 30 unidades educacionais do município.

Ministrado pelo professor Emerson de Lucena, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o curso tem carga horária de 60 horas/aula e duração de seis meses. Além disso, conta com o envolvimento das secretarias municipais da Educação (SEDUC), Planejamento (SEPLAN) e de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), além da UESC.

O diretor de Projetos Integrados da Secretaria de Educação de Itabuna, Mário Carvalho Júnior, adiantou que este é um projeto-piloto que poderá ser implantado na Rede Municipal de Ensino, transformando Itabuna numa referência de sustentabilidade, com ações de educação ambiental.

Ele lembrou que o município foi um dos primeiros na Bahia a implantar a coleta seletiva, logo após a implantação do Aterro Sanitário com fechamento do lixão, em maio de 2021.

“Mais uma vez, Itabuna saiu na frente quando se tornou um dos municípios baianos mais avançados no reaproveitamento dos resíduos sólidos. Isso aconteceu, quando a Prefeitura na administração do prefeito Augusto Castro eliminou uma fonte de graves problemas sociais, sanitários e ambientais, a partir do fechamento do lixão que há mais de 40 anos funcionava numa área conhecida como Volta da Cobra”, destacou o diretor da Secretaria Municipal da Educação.

Sobre o Curso de Educação Ambiental, Mário Júnior disse que o objetivo é promover o envolvimento e um movimento socioambiental através da educação para sensibilizar a comunidade acerca de questões socioambientais locais. Na aula inaugural, as unidades escolares foram reconhecidas como “Escola Amiga da Educação Ambiental”.

“Com isso, vamos garantir não apenas a recuperação da natureza, mas também melhores condições ambientais e de qualidade de vida de Itabuna e a região sul da Bahia,” concluiu.

O evento contou com a participação dos secretários da Educação, Adriana Tumissa, e de Planejamento, José Alberto Lima Filho, técnicos das secretarias de Governo e da SEAGRIMA.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
outubro 2023
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031