BLOG DO GUSMÃO

UFSB lançou processo seletivo simplificado para docente substituto/a, com inscrições de 10 a 16 de junho


A Universidade Federal do Sul da Bahia publicou edital para Processo Seletivo Simplificado para docentes substitutos/asAs inscrições estarão abertas de 10 a 16 de junho de 2026. Para se inscrever, acesse o formulário online disponível no Portal Público do SIGRH, clicando na opção “Concursos” no menu à esquerda e então em “Concursos Abertos”. O valor da inscrição será de R$ 100,00 (cem reais), a ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada pelo sistema de inscrição.

Ao todo, são ofertadas 25 vagas para os campi Jorge Amado (Ilhéus), Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas), para diversas áreas. Há vagas para provimento imediato e vagas de cadastro de reserva. As vagas de cadastro de reserva são previstas para cobrir afastamentos e licenças docentes, considerando ainda a proximidade do encerramento de contratos por tempo determinado vigentes e o período de defeso eleitoral.

A convocação para as áreas destinadas à formação de cadastro de reserva dependerá da necessidade (conforme Lei Federal nº 8.745/1993), do orçamento disponível e da conveniência da Administração.

CJA
07 vagas para as áreas: Fitotecnia; Comunicação, Ciência da Computação; Ciências Sociais; Administração e Políticas Públicas; Artes, Comunicação, Turismo, Museologia; Computação; Matemática, estatística e computação;

CSC
09 vagas para as áreas: História da América/ História Contemporânea; Direito/ Direito Público; Direito/ Direito Privado; Ciências Exatas e da Terra/Matemática/ Física; Artes; Oceanografia Biológica, Recursos Pesqueiros e Oceanografia Química; Engenharia Sanitária/ Ciências Ambientais; Geologia, Oceanografia Geológica e Paleontologia; Meteorologia, Climatologia e Oceanografia Física;

CPF
09 vagas para as áreas: Letras/Línguas Inglesa; Educação/Linguística/Linguística Aplicada; Deontologia biomédica/ Análises Clínicas e Laboratoriais/ Tutorias/ Estágio supervisionado em Biomedicina; Bioquímica/ Genética/ Biologia Molecular/ Biotecnologia/ Tutorias; Bases Morfofisiológicas (Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia Humanas)/ Imaginologia/ Tutorias; Psicologia; Saúde Coletiva, Práticas Integradas em Saúde; Ciências Ambientais; Comunicação.

Docentes substitutos/as devem atuar de forma obrigatória no ensino, podendo participar em pesquisa e extensão se assim desejarem, como consta na lista de atribuições (ANEXO I do edital). Os contratos terão vigência mínima de seis meses e máxima de dois anos, enquanto houver necessidade de suprir a falta de professor efetivo que deu fundamento à contratação.

Documentos relacionados

Edital 05/2026 – Processo Seletivo Simplificado para docentes substitutos/as

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Newsletter
Siga-nos
Mais lidas
junho 2026
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930