
Editorial do Blog do Gusmão
O pessimismo do prefeito Jabes Ribeiro (PP) induziu o jornalista Samuel Celestino a errar sobre a realidade econômica de Ilhéus. Na sua coluna desse domingo (1º) no jornal A Tarde, Celestino afirmou que a população ilheense “está empobrecida e o município praticamente à míngua” (leia aqui). A afirmação reforçou o senso comum reproduzido por JR a respeito da economia local.
Dados do IBGE sistematizados pelo economista Elson Mira no livro “Mudança Institucional e Reconversão Produtiva no Sul da Bahia” revelam que o PIB per capita de Ilhéus cresceu 180% entre os anos de 1999 e 2009. No mesmo período o de Itabuna aumentou 179%. Esses números derrubam o “achismo” de Jabes Ribeiro e provam que ele desconhece a economia da cidade. Porém, interessa ao gestor difundir a inverdade de que a economia ilheense ainda está amarrada ao declínio da lavoura cacaueira. Essa opinião representa a falta de sintonia entre a prefeitura de Ilhéus e o setor produtivo, que hoje é movimentado pelo setor terciário (comércio e serviços).
Para um governo incapaz de lidar com os desafios postos, o mais fácil é dizer que os problemas não têm solução. A economia do município pode ter crescido pouco em relação ao ritmo nacional, mas não está estagnada. O crescimento do PIB é tímido, mas está longe da imagem simplória e sensacionalista de um povo vivendo “à míngua”. Esse discurso transformado em certeza vem a calhar, porque esconde a incompetência do atual governo municipal, que não planeja e improvisa.
O prefeito sempre fala sobre responsabilidade fiscal, entretanto, em um ano, elevou as despesas do município três vezes mais que sua arrecadação. Essa gastança mina o cofre da prefeitura. Em 2013, meses após reassumir o cargo, Jabes disse que Ilhéus estava ingovernável. Até agora, seu quarto mandato só piorou o cenário. Em 2014, a arrecadação municipal cresceu apenas 4,16%, enquanto a despesa aumentou 13,70% (confira).
O ex-secretário da Fazenda de Ilhéus, Marco Antônio Porto Carmo tentou contratar consultoria séria para diminuir a evasão de ISS, mas não teve apoio. O improviso e o achismo conduzem a política fiscal do governo Jabes, que nunca tem recursos para investimentos importantes, mas gasta muito com viagens e horas extras.

Descompasso
O livro de Elson Mira mira revela que Itabuna e Ilhéus (em menor grau) são polos regionais de serviços de saúde e educação, além do comércio (e do turismo, no caso da cidade litorânea).
Na contramão da pesquisa, a reforma tributária conduzida pelo governo Jabes em 2014 revelou a falta de sintonia entre gestores públicos e as entidades empresariais.
A reforma foi feita às pressas. O debate rápido ficou praticamente restrito ao IPTU. O arrocho sufocou o comércio. Ao invés de reduzir a evasão do ISS com um programa amplo de formalização de serviços, o governo usou o recurso mais cômodo: aumentou de maneira absurda o valor dos alvarás.
O novo código tributário escorchante foi parar no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (lembre aqui). Além disso, um protesto contra o governo, marcado para as 8 horas da próxima sexta-feira (6), vai reunir diversos setores sociais, inclusive comerciantes revoltados com o aumento dos impostos.
Aqueles que vão se manifestar e pretendem agir em defesa de Ilhéus podem inserir em seus debates a necessidade de sintonizar as instituições locais com a realidade econômica atual. Esse é o remédio para o descompasso.










Respostas de 5
Prezados, vocês fazem jornalismo ou politicagem? Estão de piada é?
Um série de 2009 representa a realidade de 2015? Em plena crise econômica e total retração de todos os setores da economia,um crescimento exponencial do desemprego e este blog quer fazer o leitor acreditar que vivemos um boom econômico, com dinheiro sobrando em caixa?
Vem falar de cobrança de ISS de setores que já sangram com um IPTU surreal?!
Tá de piada é?!
Votei em Jabes mas não votarei mais, porém não sou louco de dizer que nossa economia está em crescimento, não sou louco de negar que nossa cidade, de fato, está empobrecida.
Olha, na boa, isto só poderia vir de um Petista, ridiculamente engenhosos na arte da ilusão e di engano.
…Ilhéus em crescimento… Piada do ano.
Editor responde.
O prefeito disse a Samuel Celestino que a crise se arrasta desde o declínio da lavoura cacaueira, fato ocorrido na década de 80. O livro do professor Mira prova que a economia se recuperou. Sobre o cenário econômico atual, não dispomos de números consolidados. Sua opinião é baseada no achismo, pois só temos conhecimento dos números relacionados ao PIB do país. Economia se discute com números, não com ouvi dizer.
Fato, economia se discute com números e inferência estatística. Isto posto, sua afirmação desconstroe o sofisma estabelecido por vossa senhoria quando tenta inferir sobre a situação atual baseado em série histórica que se encerrou em 2009.
Mas, os números atuais divulgados pelo Caged, IBGE, dentre outros, mostram que em Ilhéus, assim como em todo o país, há uma nítida retração da economia, recessão mesmo.
Os números mostram que o Comércio de Ilhéus encolheu, que pólo de informática em Ilhéus encolheu, e etc
Os números caro editar, esses que o Senhor proclama para embasar seu sofisma, dizem o que todos sabem, Ilhéus mergulha a passos largos para um empobrecimento terrível. Aliás, os números disseram ainda que escolhemos em R$ 20 milhões de habitantes, aproximadamente.
Os números, esses que atualmente todos os petistas tentam desmentir, mostram que passamos e passaremos por um dos períodos de maior empobrecimento da história deste país, vide matéria publicada pelo UOL que demonstra um retorno milhões de pessoas para as classes D/E e em Ilhéus isto é muito pior e grave.
Por favor, não macule a ciência econômica com dados fora do seu tempo, com enganos e subterfúgio fantasiosos.
Me poupe. Coisa de petista.
Tem texto que devemos lê várias vezes para compreender e não procurar fontes de grupos de comunicação que são verdadeiros arautos do apocalipse, estava lendo no jornal da família Magalhães, onde o empresário Abilio Diniz, presidente do grupo pão de açúcar, que a única crise que o Brasil está passando e a política, espera passar logo, só cegos políticos que insiste com a utópica crise para sabedoria do mal, fechar empresas e da golpe no povo e culpar a crise.
O senhor falta com a verdade, os números atuais sequer foram consolidados. Nos baseamos numa tese de doutorado. O senhor no “ouvi dizer”. O Blog do Gusmão não é petista.