Do Cimi. Por Renato Santana, de Brasília (DF)
Menos de 24 horas depois de receber um passaporte para viajar ao Vaticano e se encontrar, durante celebração, com o papa Francisco, a convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau Tupinambá, da Bahia, está sendo impedido pela Polícia Federal (PF) de sair do país por conta de três mandados de prisão. Porém, as ordens judiciais estão arquivadas desde 2010. A PF diz que tais mandados não estão revogados.
Para a liderança indígena, o governo federal, por intermédio de sua polícia, tenta impedir o encontro dele com o papa Francisco. “O governo não quer que eu denuncie o que vem acontecendo com os povos indígenas no Brasil. A Polícia Federal não sabe que os três mandados foram arquivados e nem processo existe? Claro que sabe! O governo sabe disso!”, protesta cacique Babau.
Outro mandado de prisão teria sido expedido contra Babau nesta quinta. De acordo com informações extra-oficiais, obtidas junto a PF, em Brasília, a Polícia Civil do município de Una (BA) pediu apoio aos agentes federais na Capital Federal para efetuar a prisão de Babau. Este suposto mandado de prisão, emitido pela Justiça Estadual de Una, pede a prisão temporária do cacique. Porém, não há confirmação no sistema judicial dessa ordem e a que processo ela se refere.
6 respostas
Como envolver o SANTO PAPA numa GRANDE FARSA. Levar um AFRODESCENDENTE fantasiado de ÍNDIO é apoiar um crime de FALSIDADE IDEOLÓGICA.
No “HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA” não está registrado nenhuma ocorrência dos FAZENDEIROS contra os pseudos índios. Todo registro é em obediência ao cumprimento de alguma decisão da JUSTIÇA. Porque não relacionaram os mais de dez homicídios já ocorridos na área? Porque não relacionaram os casos de estupros? Porque não relacionaram os FAZENDEIROS que estão mutilados?
O CIMI é a laranja podre da Igreja Católica. Francisco já identificou e afastou algumas, espero que ocorra o mesmo com este desumano CIMI.
É necessário, aliás já passou do momento, da população de Buerarema, e, espec ial os agricultores, cobrarem do pároco desta cidade um posicionamento sobree este vandalismo e esta guadrilha que se instalou no meio rural. Só através da sua pessoa, com a elaboração de um documento, o Papa poderá ficar sabendo a realidade do sul da Bahia e as mentiras que a CIMI espalha, o Papa tem que saber que na nossa região e no nosso município já existe uma forte diminuição do número de católicos em função da cumplicidade da CIMI com os crimes cometidos por estes falsos indios qque com a maior cara de pau relacionam fatos que nada tem de verídico, sendo que foram eles que mataram um assentado e aleijaram um agricultor, além das invasões, torturas, roubo de cacau egado e queima de propriedades, repito: é preciso cobrar uma posição do padre local, não é possível que não saiba do que se passa, não é bastante pdeir só para rezar e não pecar, é preciso ação
Já passou da hora da população de Buerarema cobrar do padre local um posicionamento, não pode ficar apenas pedindo aos fieis que não peque e fazendo como Lula que não viu e não sabe de nada, a igreja através da CNBB e da CIMI já tomou uma posiçãocontra Buerarema, falta agora Buerarema tomar sua posição contra a Igreja caso não tenha o nosso padre o envolvimento necessário para que possa chegar ao Papa um relatório com a verdade, já chega de tanta mentira e de hipocrisia desta CIMI que no passaqdo escravizou tanto os indios), já chega de tanta mentira em que tudo que eles relacionaram é tudo mentira e c om relação ao agricultor morto e outro aleujado por eles nada falam
Essa reportagem é de verdade ou uma piada? Nunca li tanta mentira sobre essa quadrilha fantasiados de Índio. Qual o verdadeiro interessante de quem escreveu isso? A história é muito diferente dessa que foi escrita , e lendo quase mim emocionei com essa tragica e mentirosa história! Sempre admirei esse blog por suas verdades, hoje mim decepcionei e vi o quanto perdi o meu tempo , se eu sei que essa reportagem é mentirosa mim vejo agora com dúvidas sobre outras que li e mim deixei influênciar.
Eu, como um cidadão bueraremense, escreve este comentário mostrando o meu completo repúdio e a minha total revolta pela posição unilateral deste blog. Ele só apontou notícias a favor dos falsos índios, mas em momento algum ele mencionou todo o terror que essa quadrilha travestida de indígenas vem trazendo à Buerarema, Ilhéus, São José da Vitória e Una.
O que mais me revolta é a tremenda cara-de-pau de Babau e sua turma em se colocarem como “pobres vítimas indefesas” quando, na verdade, eles são os verdadeiros vilões da história.
Reprovável a atitude altamente parcial deste blog.
Editor responde.
Não precisa ficar revoltado. Este blog é um ambiente da discussão. Esse problema será resolvido em outro âmbito. Aqui não aceitamos preconceitos e o uso inadequado de estereótipos. Vc tem outros espaços disponíveis que aceitam esse tipo de “opinião”. Basta procurar.
Agradecemos pela participação e por ler o blog mesmo lhe causando revolta.
Escreva sobre os crimes cometidos por eles também, assim ficaria uma reportagem que descreve os acontecimentos. Por que essa aqui tá não está completa e sim uma tentativa desesperada de defender esse marginal e sua quadrilha.